Alcançar o equilíbrio entre corpo e mente é o objetivo de grande parte da população atualmente. Vivemos em um mundo corrido, repleto de desafios que geram estresse. E isso, muitas vezes, causa danos não apenas ao nível físico, mas também mental e espiritual. 

A ausência de equilíbrio corpo e mente origina diversos problemas de saúde. Afinal de contas, não é à toa que técnicas medicinais alternativas vêm sendo aplicadas há milhares de anos. E, hoje em dia, essas técnicas são ainda mais relevantes, justamente por conta da correria mencionada no parágrafo anterior. 

Dessa forma, hoje queremos falar de uma técnica muito antiga, mas que permanece popular atualmente. Estamos nos referindo ao que chamamos de massagem ayurvédica Abhyanga. Essa técnica de origem indiana traz diversos benefícios para a saúde em geral. 

Veja a origem dessa massagem, a relação com a medicina Ayurvédica, seus benefícios e como ela é realizada! 

A origem da massagem Abhyanga e a medicina Ayurvédica

A massagem Abhyanga é uma técnica que faz parte da medicina Ayurvédica e muito popular hoje em dia em países do Ocidente. Na verdade, Abhyanga significa “untar com óleo”. Assim, o processo consiste em aplicar certa quantidade de óleo morno sobre a pele. Ou seja, a técnica não é apenas uma massagem. Mas também uma terapia mais abrangente que visa contribuir para o restabelecimento do equilíbrio corpo e mente. 

A principal diferença em relação a outras massagens do tipo é que essa utiliza maiores quantidades de óleo. E isso traz diversos benefícios, como destacamos a seguir. Mas, agora, queremos explicar a origem dessa técnica. Para isso, precisamos entender o contexto da medicina Ayurvédica.

Esse tipo de medicina surgiu na Índia, há mais de cinco mil anos e ainda é muito aplicada, especialmente nesse país. O termo Ayurveda significa “ciência da vida” e consiste em uma filosofia que procura restabelecer o equilíbrio energético do corpo por meio de práticas naturais. 

Essas práticas envolvem, por exemplo, ajuste na alimentação, consumo de chás de ervas, meditação, yoga e massagens, entre outras. A ideia é que os problemas de saúde ocorrem por conta do desequilíbrio corporal. E esse desequilíbrio ocorre por conta do acúmulo de toxinas.

Dessa forma, as técnicas da medicina Ayurvédica visam eliminar o excesso de toxinas. E assim, promover novamente o equilíbrio do corpo e mente. 

Segundo essa linha medicinal, o corpo é regido por cinco elementos: água, ar, espaço, fogo e terra. Por isso, as técnicas sempre trabalham com um ou mais desses elementos. Aqui no Brasil inclusive, algumas práticas da medicina Ayurvédica já estão incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Diante disso, a massagem Abhyanga faz parte do conjunto de técnicas dessa milenar medicina indiana. A seguir, vamos conhecer mais sobre o processo que envolve essa massagem. 

Entendendo o processo: como é realizada a massagem Abhyanga

A massagem Abhyanga é feita com óleo morno que geralmente é absorvido pela pele rapidamente. Seus resultados começam a aparecer após a primeira sessão. Mas é de suma importância a utilização do óleo certo de acordo com o objetivo da massagem. 

E isso é definido por meio de uma avaliação prévia, feita pelo profissional responsável pela aplicação da massagem. Dito isto, um passo a passo resumido dessa técnica é o seguinte:

  • Escolha do óleo vegetal que será utilizado. É possível fazer testes antes para ver qual óleo adere melhor à pele;
  • Aquecimento do óleo por meio de processos específicos ou fricção das palmas das mãos;
  • Aplicação do óleo em parte do corpo como orelhas, parte superior da cabeça e posteriormente no pescoço, ombros, braços e mãos. Sempre com movimentos longos e circulares, estimulando o contato do óleo com a pele;
  • Massagem em regiões do abdômen e tórax com movimentos no sentido horário, contribuindo com o funcionamento do intestino;
  • Aplicação do óleo e dos movimentos pelas demais regiões do corpo, incluindo pernas e finalizando nos pés e nos dedos. Tudo para alcançar o equilíbrio corpo e mente

Cabe destacar que a técnica pode sofrer variações dependendo da finalidade da massagem. Além disso, alguns cuidados precisam ser tomados. Por exemplo, o indicado é deixar o óleo sobre a pele por, pelo menos, 15 minutos e depois tomar um banho para tirar o excesso. A pessoa também não pode pegar friagem enquanto o óleo estiver na pele. 

Benefícios da massagem Abhyanga para o equilíbrio entre corpo e mente

Essa massagem traz diversos benefícios quando o assunto é equilíbrio entre corpo e mente. Os principais são:

  • Contribui com a saúde da pele, já que o óleo ajuda na nutrição e hidratação desse órgão tão importante;
  • Ajuda no aumento do fluxo sanguíneo. Isso melhora a suavidade da pele, reduz rugas, cicatrizes e ainda pode diminuir o que chamamos de hiperpigmentação;
  • Reduz a rigidez muscular, principalmente por conta dos movimentos circulares feitos durante a massagem. Isso aumenta também a flexibilização das articulações;
  • Diminui a pressão sanguínea, pois age diretamente no sistema circulatório, expandindo os vasos sanguíneos e reduzindo a resistência que originam um aumento de pressão nas artérias;
  • Contribui para o funcionamento intestinal, quando realizada com movimentos suaves e circulares no abdômen;
  • Elimina as toxinas do corpo, o que é um princípio da medicina Ayurvédica, por meio da aplicação do óleo e dos movimentos;
  • Previne problemas originários do sistema nervoso, fortalece o sistema imunológico e também ajuda na qualidade do sono. 

Então, essas são apenas algumas das vantagens dessa técnica. Mas ela também tem algumas contraindicações. Grávidas ou mulheres que estão no ciclo menstrual devem evitá-la. Além disso, ela não é indicada em pessoas com sintomas de indigestão, gripes e resfriados. Ou ainda na presença de febre e obstrução das vias respiratórias. 

Como e onde encontrar profissionais qualificados para a massagem Abhyanga

Algo muito importante que você deve ter em mente na hora de buscar a massagem Abhyanga é em relação ao profissional que vai aplicar a técnica. Isso é determinante para o resultado satisfatório da massagem e para a preservação da saúde do indivíduo. 

Assim, o profissional deve estar devidamente qualificado para aplicar a técnica e seguir à risca os procedimentos corretos. Isso inclui, por exemplo, uma avaliação prévia, como mencionamos anteriormente. Essa consulta é fundamental para o profissional identificar possíveis sintomas e ver se a pessoa está 100% apta a receber a massagem.

Além de envolver a segurança e eficiência do procedimento, o profissional garante o bem-estar do indivíduo e evita problemas mais graves no futuro. De qualquer forma, uma dica interessante nesse sentido é sempre procurar um estabelecimento confiável. É preciso que ele tenha experiência nessa técnica e com boa reputação no mercado!

Conclusão

Como vimos, a massagem Abhyanga visa trazer o equilíbrio corpo e mente com uma técnica milenar e reconhecida mundialmente. Ao mesmo tempo, é primordial ter acesso a profissionais qualificados para a aplicação dessa técnica. 

Por isso, na MandariN Spa Urbano, você tem acesso a uma estrutura completa no que diz respeito a essa e demais técnicas da medicina Ayurvédica. Com profissionais experientes no assunto, o MandariN Spa Urbano está consolidado como um dos maiores spas do Brasil. 

E isso por conta da responsabilidade demonstrada ao longo dos 15 anos de atuação nessa área. Então, se quer saber mais sobre esse e outros tipos de massagens e terapias alternativas, entre em contato conosco hoje mesmo!

Comente

Personalize seu
Day Spa
Personalize seu
Day Spa
Ajuda? Fale com a gente.