Está em busca de um investimento lucrativo e que seja capaz de resistir aos impactos causados por possíveis crises financeiras? Então precisa analisar as franquias de spa!
Ao longo das últimas décadas, a vida corrida da cidade fez com que vários problemas fossem agravados. Isso inclui estresse, ansiedade, depressão, insônia e até mesmo tensão e dores musculares.
Dessa forma, as pessoas passaram a buscar terapias alternativas para alcançar a saúde física e mental e, principalmente, o bem-estar. Essas terapias, bem como outras técnicas que focam no bem-estar, são amplamente difundidas e aplicadas pelos spas.
Nesse sentido, você já deve ter imaginado como esse segmento cresceu nos últimos 50 anos! Porém, no meio dessa jornada, veio a pandemia, em 2020. Assim como diversos outros setores, esse nicho também sofreu os impactos negativos da crise sanitária.
Porém, ele se recuperou e voltou com tudo a partir de 2022. Então, apostar em uma franquia de spa é um investimento lucrativo e que tem ótimas perspectivas para os anos seguintes!
Quer saber mais sobre esse assunto e as razões para investir nesse tipo de franquia? Continue a leitura e aproveite esse momento para considerar essa possibilidade!
O cenário das franquias de spa no Brasil
As franquias de saúde, beleza e bem-estar estavam indo muito bem antes da pandemia. Em 2019, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) fez um levantamento. Ela concluiu que, no primeiro trimestre daquele ano, o faturamento dessas franquias cresceu 9,2%.
E, em comparação às franquias de modo geral, esse dado era ainda mais animador. Afinal, o desempenho médio de franquias ficou em 7% no mesmo período.
Mas ninguém estava esperando a pandemia! Em meados de março de 2020, o Covid-19 chegou ao Brasil. E foi preciso algumas medidas radicais para conter o avanço do vírus.
Entre as principais medidas, estava o isolamento social. Desse modo, a grande maioria dos segmentos comerciais e industriais sofrei um impacto gigantesco.
No caso das franquias de spa, isso não foi diferente. Afinal de contas, esses estabelecimentos tiveram que fechar as portas por meses. Depois, voltaram às atividades com capacidade reduzida de público e colaboradores.
Diante desse cenário, muitos spas fecharam de forma definitiva, infelizmente. Outros tantos tiveram que se reinventar para sobreviver.
No final de 2021, foi desenvolvida a primeira vacina contra o Covid-19. A vacinação em massa das pessoas ocorreu em 2022 e o mundo pôde voltar a funcionar.
Assim, o segmento de franquias de saúde, beleza e bem-estar iniciou uma recuperação de dar inveja a outros setores.
Segundo a ABF, a projeção de crescimento desse nicho em 2023 ficou entre 9,5% e 12%, em relação com 2022. Os empregos gerados e a quantidade de franquias também cresceram (cerca de 10%!). Ou seja, as franquias estão em alta e superando as perdas ocasionadas durante a pandemia.
Como a crise impulsiona o mercado de bem-estar
O mercado de bem-estar está crescendo mesmo diante das dificuldades ainda enfrentadas. O fim da pandemia não fez desaparecer outros empecilhos como, por exemplo, os juros altos.
Mesmo assim, segundo especialistas, as perspectivas para o futuro são ótimas. Durante a crise de 2020, o segmento passou por uma reorganização, que acelerou algumas transformações que já estavam engatilhadas.
Por exemplo, o isolamento social fez com que os estabelecimentos de saúde, beleza e bem-estar passassem a oferecer modelos híbridos de negócios. Nesse sentido, destaque para as compras pela internet, impulsionadas durante e no pós-pandemia.
Por esses e outros motivos, hoje uma franquia de spa é um investimento lucrativo. Mas há outros aspectos a serem levados em conta.
E aqui destacamos uma nova palavra-chave: qualidade de vida. Cada vez mais as pessoas buscam uma melhor qualidade de vida. Isso vem alimentando o segmento de franquias que oferecem técnicas alternativas para o equilíbrio físico e mental.
Hoje, quando falamos em saúde, estamos falando de uma condição muito ampla. Antigamente saúde significava apenas “ausência de doenças”. Mas atualmente, saúde é bem mais que isso.
Lembra no início deste artigo que mencionamos a vida urbana e os problemas causados pela correria diária? Então, entra em cena o bem-estar, possível quando a pessoa encontra um equilíbrio entre a parte física e mental.
Em suma, as pessoas estão procurando técnicas alternativas e naturais para diversos problemas relacionados ao estresse e tensão.
E os números comprovam isso. Segundo a ABF, no primeiro trimestre de 2023, houve um avanço de 27% nesse setor em comparação a 2022. O faturamento nesse período foi de mais de R$12 bilhões!
As vantagens de investir em uma franquia de spa
Existem inúmeras vantagens ao investir em franquias de spa. Algumas envolvem o panorama geral das franquias no Brasil e outras especificamente o segmento de saúde, beleza e bem-estar. Separamos 8 vantagens para você analisar:
- Lucratividade. Esse mercado fatura mais de R$18 bilhões ao ano e a tendência é de ainda mais crescimento nos anos seguintes;
- Público amplo. Hoje em dia o público desse setor é muito abrangente, rompendo barreiras como classe social, sexo e escolaridade;
- País referência no setor. Na área da saúde, beleza e bem-estar, o Brasil está entre os maiores do mundo. Ficamos atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão;
- Tecnologia. O avanço da tecnologia e aprimoramento das técnicas alternativas vem chamando a tenção e atraindo cada vez mais público;
- Modelos variados de negócio. As franquias de spa permitem a aplicação de vários modelos de negócios, o que é ótimo para os empreendedores;
- Alta procura. Aqui estamos falando da enorme procura por parte de quem quer investir nessa área, o que demonstra a confiabilidade dela;
- Menor custo operacional. Quando falamos em franquias, o valor de investimento é menor em relação a abrir um negócio do zero;
- Negócios “multiopções”. As franquias de spa podem não apenas disponibilizar terapias e técnicas alternativas. Elas também comercializam produtos e oferecer outros tipos de serviços, como cursos e aulas.
Estratégias para manter a lucratividade em tempos difíceis
Algumas estratégias podem ser colocadas em prática para você manter a lucratividade em momentos de crise. Tenha em mente que as crises são inevitáveis. O segredo está em como superá-las.
Nesse caso, a principal estratégia é ter um planejamento financeiro detalhado a respeito do seu negócio. E, junto com ele, é preciso inovar para estar sempre a frente dos concorrentes.
A inovação envolve o uso da tecnologia. Em spas, a tecnologia envolve a aplicação das melhores ferramentas para a realização das técnicas e terapias naturais.
Mas também é preciso pensar no lado humano. Aqui, destacamos duas estratégias. A primeira é focar no atendimento personalizado ao cliente. Ouça o que ele tem a dizer e indicando para ele as terapias mais adequadas.
A segunda estratégias nesse sentido é apostar na qualificação dos profissionais do spa. Assim, além de oferecer um serviço de excelência, eles também irão atender de forma melhor os clientes. Isso com certeza aumentará a clientela mesmo em tempos de crise.
Conheça a franquia de spa MandariN
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O MandariN foi o primeiro Spa Urbano de Goiânia e está em atividade desde 2009. O foco é proporcionar uma experiência imersiva, ajudando as pessoas a alcançarem a saúde e bem-estar.
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