Não há dúvidas de que o Brasil é um país empreendedor! Encontrar a melhor oportunidade de negócio é a especialidade de milhões de brasileiros. 

Para você ter uma ideia, atualmente, mais de 93 milhões de brasileiros estão envolvidos com o empreendedorismo. Esse grupo é formado potenciais empreendedores ou por pessoas que já são donas dos seus próprios negócios. 

E os números aumentam ano a ano. Apenas no terceiro quadrimestre de 2023, foram abertas mais de 1 milhão de empresas no Brasil. Claro que isso inclui microempreendedores individuais (MEI), mas mesmo assim esse número é surpreendente.

Dessa forma, em comparação ao segundo quadrimestre de 2023, houve um aumento de 5,1% na abertura de empresas. Assim, no total, o Brasil conta com mais de 20 milhões de CNPJs, incluindo MEIs, matrizes, filiais e empresas ativas. 

Diante de tantas possibilidades, das projeções positivas e sabendo do potencial do mercado brasileiro, surge um desafio para quem deseja empreender. Trata-se de identificar a melhor oportunidade de negócio para o seu perfil empreendedor! 

Nesse sentido, um dos nichos mais interessantes nos dias de hoje é o de franquias de spa. Afinal, a área da saúde, beleza e bem-estar vem ganhando cada vez mais espaço no mundo. E, por aqui, esse segmento está extremamente valorizado e isso faz com que ele se torna muito lucrativo! Para saber mais, continue a leitura. Veja como funciona o mercado de franquias de spa e as tendências desse setor. 

Entendendo o mercado de franquias de spa como oportunidade de negócio

O que faz um mercado ser lucrativo e se tornar uma ótima oportunidade de negócio? Muitos fatores precisam ser levados em conta.

No caso das franquias, tenha em mente que essa é uma alternativa onde você não precisa começar um negócio do zero. Investindo determinada quantia, a sua empresa faz uma parceria com a franqueadora. 

A partir de um contrato assinado por ambas as partes, você recebe a autorização de usar a marca da franqueadora. Se essa marca já estiver bem consolidada no mercado, os resultados tendem a aparecer em curtíssimo espaço de tempo.

Deste modo, com uma franquia, você terá direitos e deveres. Em relação aos direitos, a franqueadora terá que dar todo o suporte necessário para a viabilidade da franquia. Além de, claro, exercer outras atribuições. 

Já em relação aos deveres, o franqueado terá que seguir uma série de normas e diretrizes estabelecidas em contrato pela franqueadora. É preciso seguir uma padronização inerente a todas as franquias. 

Colocando tudo na balança, podemos concluir que investir em uma franquia é uma oportunidade de negócio que vale a pena. Até porque a franqueadora irá selecionar as melhores propostas. Ou seja, se você se candidatar e a empresa aceitar fazer a parceria, então significa que a sua filial terá potencial enorme! 

Caso contrário, a franqueadora não investir em um negócio arriscado ou em algo propício ao fracasso. Se a franquia tiver prejuízo, a franqueadora também ficará no vermelho! 

E, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias cresceu quase 14% em 2023! Se relacionarmos esse dado ao fato de que o setor de saúde, beleza e bem-estar cresceu 21% no pós pandemia, então concluímos que o mercado de franquias de spa pode abrir muitas portas para você! 

As tendências do mercado de franquias de spa

Como vimos, o mercado de franquias de spa se transformou em uma ótima oportunidade de negócio para empreendedores brasileiros. E, por falar em transformação, esse nicho passa por constantes atualizações ano após ano. Assim, veja abaixo algumas tendências desse segmento para 2024 e 2025. 

Terapias alternativas

As terapias alternativas estão cada vez mais presentes nas franquias de spa. Antigamente, quando falávamos em spa, as pessoas tinham a ideia de que esse local servia unicamente para relaxamento e descanso. 

Mas, com a popularização dos spas, esse conceito evoluiu. Hoje, esses estabelecimentos oferecem uma variedade enorme de técnicas, terapias e tratamentos naturais e holísticos. Assim, as novas franquias de spa precisam oferecer aos seus clientes um leque variado de possibilidades. 

Spas urbanos

Spas urbanos são locais que funcionam como refúgios dentro de zonas urbanas. Esse é um conceito relativamente novo. Antes, as pessoas precisavam se deslocar grandes distâncias para terem acesso a momentos de paz e tranquilidade, com terapias alternativas.

Mas, hoje, esses estabelecimentos já estão dentro da cidade. Assim, o desafio é conseguir oferecer um espaço moderno e aconchegante em meio ao caos urbano. Essa é uma tendência que veio para ficar, pois permite que o grande público consiga reequilibrar seus campos energéticos. 

Novos públicos

Quando falamos em novos públicos, nos referimos principalmente ao público masculino. Os homens investem cada vez mais em saúde, beleza e bem-estar. Criar um ambiente atrativo e confortável, além de oferecer tratamentos específicos para eles é uma tendência permanente. 

E-commerce

Vender produtos e serviços pela internet é algo que se intensificou durante a pandemia. Mas o setor continuou crescendo após a volta da normalidade. Quem deseja abrir uma franquia de spa, precisa estar atendo ao e-commerce. Afinal, ele pode representar uma fatia importante do faturamento. 

Turismo de saúde

O turismo de saúde é quando a pessoa se desloca para outra localidade exclusivamente para realizar algum tratamento de saúde. E seja ele alternativo ou não. Estar pronto para receber pessoas de fora é uma tendência de todas as franquias desse segmento. 

Como a inovação está moldando o futuro das franquias de spa?

A inovação é essencial em todos os empreendimentos. E, quando falamos de saúde, beleza e bem-estar, a inovação é vital para o sucesso das franquias. 

E ela precisa ser constante, pois novos produtos e técnicas surgem de forma contínua nesse nicho. Assim, a inovação tem a capacidade de moldar o futuro das franquias de spa. 

Por exemplo, quando alguma terapia surge ou é atualizada, os spas precisam estar atentos para adotarem as mudanças quanto antes em suas unidades. 

Se o estabelecimento deixar essas atualizações de lado, ficará obsoleto e será ultrapassado naturalmente pelos concorrentes. Nesse sentido, podemos citar 3 pilares da inovação em franquias de spa:

  • Estratégias de marketing digital eficientes e personalizadas para cada público;
  • Sustentabilidade e responsabilidade social;
  • Tecnologias emergentes como, por exemplo, a Inteligência Artificial. 

Esses 3 pilares precisam estar unidos, pois um complementa o outro, visando o futuro sólido das franquias. 

Oportunidades de negócio em franquias de spa

Agora você já sabe que franquias de spa são ótimas oportunidades de negócio! E as oportunidades estão aí para serem aproveitadas. O segmento de spas urbanos traz diversas vantagens para os empreendedores. Isso inclui:

  • Completa rede de apoio por parte da franqueadora;
  • Custos reduzidos no departamento de marketing e na aquisição de produtos e equipamentos;
  • Marca reconhecida e já com uma reputação no mercado;
  • Suporte e treinamento oferecidos pela franqueadora;
  • Modelo de negócio definido e testado.

Se você deseja investir na área da saúde, beleza e bem-estar, precisa ao menos analisar o segmento de franquias de spa! 

Spa urbano MandariN: um modelo de franquia inovador

O Spa Urbano MandariN oferece um modelo de franquia inovador. Você terá acesso a uma oportunidade de negócio única e rentável a médio e longo prazo! 

Atuando nessa área desde 2009, o MandariN está em constante evolução. Trabalhamos para oferecer aos seus clientes o que há de mais moderno e eficiente em terapias naturais e holísticas. 

Ao optar por ser um franqueado MandariN, você terá em mãos um negócio lucrativo e a uma assistência especializada da nossa equipe. Entre em contato conosco e veja como podemos iniciar essa parceria de sucesso. 

Comente

Personalize seu
Day Spa
Personalize seu
Day Spa
Ajuda? Fale com a gente.