Shiatsu: massagem japonesa para promover a saúde e o bem-estar
Já ouviu falar na massagem japonesa Shiatsu? Essa técnica foi oficializada no século passado, mas é baseada em princípios da milenar Medicina Tradicional Chinesa. Dessa forma, hoje ela faz parte da lista de terapias integrativas que visam ajudar as pessoas a alcançar a saúde e bem-estar físico e mental.
O Shiatsu possui uma história rica e muito interessante. Ela é repleta de curiosidades e princípios com base na ciência e no entendimento da saúde como um todo. Ou seja, assim como outras terapias naturais, essa massagem acredita na integralidade do corpo humano. Assim, tudo funciona de forma coordenada.
Dessa forma, qualquer desequilíbrio pode impactar no todo, causando problemas físicos e mentais. E eles podem se manifestar das mais diferentes formas (essa seria a origem das doenças). Portanto, manter o equilíbrio energético é a base e grande parte das terapias alternativas, incluindo o Shiatsu.
E, no artigo de hoje, queremos falar mais sobre essa técnica. Veja a história e origem dessa massagem, seus princípios e como funciona na prática a massagem.
Origens e história do Shiatsu: a sabedoria japonesa a serviço da saúde
Primeiro vamos entender a origem do nome Shiatsu, na tradução, essa palavra significa “pressão com os dedos” (“shi” quer dizer “pressão” e “atsu” quer dizer “dedos”). A partir disso, você talvez já tenha uma noção de como funciona essa técnica.
Bom, mas o Shiatsu surgiu oficialmente no Japão, por volta de 1940. Na época, o massagista Tokujiro Namikoshi criou esse método e abriu o Colégio Japonês de Shiatsu, em Tóquio. A técnica se popularizou, mas demorou para ser oficialmente reconhecida pelo governo como uma terapia. Isso só ocorreu em 1964, mas representou uma vitória para toda a comunidade.
Ao contrário do que muita gente acredita, o Shiatsu não surgiu “do nada”. Ele foi baseado nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, colocada em prática pelos budistas no século VI.
Ou seja, o Shiatsu surgiu com base em técnicas consolidadas e com resultados comprovados principalmente na Ásia. Deste modo, não demorou muito para essa massagem se tornar popular na Europa.
No Brasil, ela começou a ser aplicada por volta de 1960, mas apenas em comunidades budistas e academias de artes marciais. E a partir dos anos 1980 o Shiatsu de fato se popularizou por aqui.
O resultado desse enorme sucesso foi que surgiram diferentes vertentes da técnica e ela foi aperfeiçoada. Porém, ressaltamos que os princípios do Shiatsu permanecem os mesmos e é sobre isso que falaremos a seguir.
Entendendo os princípios por trás da massagem Shiatsu
Os princípios do Shiatsu estão relacionados com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Dessa forma, precisamos compreendê-la antes de mais nada.
A Medicina Tradicional Chinesa entende que o corpo humano possui três aspectos correlacionados. São eles: mente, corpo físico e espírito (tríade).
Quando um deles está em desarmonia, os outros são afetados. Por exemplo, se você está com um problema psicológico, provavelmente ele irá afetar algum órgão ou sistema do seu corpo. Aliás, a MTC nunca menciona a palavra “problema” e dificilmente utiliza o termo “doença”. Ela utiliza o termo “desequilíbrio”.
Em outras palavras, os problemas físicos, mentais e espirituais de uma pessoa têm origem em um desequilíbrio energético. E isso também tem relação com o fato de que a MTC acredita que nosso corpo é composto por campos energéticos, que são repletos de energia.
Qualquer falha nesses campos tem a capacidade de ocasionar o que conhecemos como doenças. Já em relação ao Shiatsu, o princípio é o mesmo. Mas, nesse caso, a massagem tem como objetivo manter a harmonia da nossa tríade (mente, corpo e espírito).
E isso acontece por meio da pressão dos dedos e das palmas das mãos do profissional sobre pontos específicos do corpo do paciente. Para isso, a pessoa que irá aplicar o Shiatsu precisa conhecer esses pontos, o que exige estudo e experiência.
Como funciona a técnica e quais são seus principais benefícios?
O Shiatsu é uma massagem que trabalha com certa quantidade de pressão sobre alguns pontos do corpo. Os pontos a serem trabalhados variam de pessoa para pessoa e cada caso é único. Isso exige uma avaliação precisa do terapeuta, com o intuito de restabelecer o equilíbrio energético do paciente.
O método se difere da massagem relaxante principalmente por conta da pressão aplicada. A massagem “tradicional” tem um foco mais geral. Isso pensando na resolução de dores diversas e alívio do estresse.
Já o Shiatsu vai trabalhar pontos por meio da pressão dos dedos e das palmas das mãos, com o objetivo de solucionar condições mais específicas. Dessa forma, as principais vantagens dessa massagem são:
- Ativa a circulação do corpo, contribuindo para diversas condições e promovendo um relaxamento pleno;
- Aumenta a imunidade, o que pode ser uma arma para prevenir e enfrentar doenças pré-existentes;
- Diminui dores específicas, como dores musculares, lombares, menstruais e até mesmo dores de cabeça;
- Ajuda a melhorar a postura do indivíduo, prevenindo problemas nas costas, por exemplo;
- Alivia a tensão de modo geral. Assim, contribui com a melhora da qualidade do sono e promovendo o bem-estar físico e mental;
- Reduz a ansiedade e o estresse, consideradas mazelas da atualidade. O shiatsu melhora o humor e controlando desequilíbrios emocionais.
Na sequência, vamos ver como funciona o Shiatsu na prática e se existem contraindicações para essa massagem.
Um mergulho na experiência: como é uma sessão de Shiatsu?
Com certeza você já está curioso(a) para ver como é uma sessão de Shiatsu na prática! Em resumo, ela envolve as seguintes etapas:
- Primeiro há o preparo, ou seja, a pessoa terá que vestir uma roupa confortável, estar bem alimentada (mas não é indicado comer até duas horas antes da sessão) e conversar com o terapeuta sobre suas dores e o porquê ela procurou essa terapia;
- Depois, a pessoa irá deitar em uma maca, em um chão devidamente preparado ou em um tatame. A técnica é aplicada por cima das roupas;
- No começo, são feitos movimentos básicos para o aquecimento corporal e só depois é que os movimentos ficam mais intensos;
- Com o corpo devidamente aquecido, o terapeuta vai iniciar outros movimentos. Assim fará alongamentos e acupressão (pressão com os dedos em pontos do corpo);
- Essa técnica pode se estender por mais de 1 hora.
Se for bem aplicada, o Shiatsu vai promover completo relaxamento e contribuir de forma significativa para o bem-estar do indivíduo. Já a frequência necessária da técnica dependerá da avaliação feita pelo terapeuta. Como falamos anteriormente, cada pessoa é única e precisa ser observada individualmente!
Até porque o Shiatsu possui algumas contraindicações. Estas incluem pessoas com fraturas, edemas, processos inflamatórios agudos, entre outras!
Shiatsu no spa urbano MandariN: aproveite uma massagem relaxante
Para ter acesso a uma massagem eficiente e aplicada de maneira correta, é fundamental contar com profissionais qualificados. Estar apto para aplicar o Shiatsu é um requisito que não pode ser deixado de lado!
Nesse sentido, o MandariN Spa Urbano conta com uma equipe extremamente capacitada para a aplicação do Shiatsu e de outras técnicas que envolvem a medicina alternativa. Oferecemos um atendimento humanizado, com foco na saúde e bem-estar físico, mental e espiritual.
O MandariN pensa de maneira abrangente, com uma ampla gama de terapias e produtos voltados para a área da saúde. Isso inclui uma estrutura completa, para seu bem-estar desde o primeiro momento.
Entre em contato conosco e conheça nossas técnicas, inclusive o Shiatsu. Estamos aguardando seu contato para agendar um horário!