Hoje vamos falar de uma terapia integrativa milenar que está presente nos principais spas urbanos do Brasil e do mundo: a reflexologia podal. A princípio, o nome parece complicado, mas essa técnica é relativamente fácil de compreender.  

Ela parte do princípio de que os nervos dos pés, devidamente manipulados, podem contribuir para a saúde física e mental. Assim, a prática pode evitar até mesmo cirurgias e ajudando no tratamento de diversas doenças. 

E esse entendimento não é novo! A reflexologia podal é aplicada há milhares de anos. Nesse sentido, os primeiros registros dela apareceram em pinturas arqueológicas dos antigos egípcios. Com o passar do tempo, outras civilizações foram estudando a técnica, inclusive a China. Inclusive, lá ela é aplicada até os dias de hoje. 

Quando chegou na Europa, se popularizou no ocidente e muitos médicos renomados passaram a estudar a reflexologia podal. Então, a seguir vamos nos aprofundar mais nessa terapia, conhecer seus benefícios e como ela é aplicada nos pés. 

O que é reflexologia podal?

Antes de mais nada, vamos voltar um pouco no tempo. A reflexologia podal surgiu há pelo menos 2.500 A.C. no Egito. Na verdade, por meio de pinturas em cavernas e outros indícios, foi descoberto que os egípcios compreendiam a importância da saúde dos pés para o restante do corpo. E eles aplicavam alguns movimentos em pontos específicos, sendo esse o primeiro registro da reflexologia podal. 

Com o passar do tempo, a técnica foi sendo aprimorada, especialmente na China. Por lá há evidências de um conhecimento bem maior por parte daquele povo a respeito da reflexologia podal. 

No Ocidente, essa terapia alternativa passou a ser estudada por médicos europeus. Muitos artigos e outros trabalhos acadêmicos foram publicados ao longo do tempo. Assim, não demorou muito para que a reflexologia podal alcançasse o mundo inteiro. 

Essa é uma breve história da técnica, mas como ela funciona? A reflexologia podal acredita na potencialidade dos nervos localizados em partes específicas dos pés. Alguns livros, inclusive, foram escritos sobre o assunto. Um renomado médico canadense chegou a dizer certa vez que se os nervos dos pés fossem compreendidos, haveria menos necessidade de cirurgias. 

Por conta dessa “filosofia”, a técnica consiste na aplicação de pressão com fins terapêuticos em alguns pontos dos pés. Essa pressão é realizada com as próprias mãos do terapeuta. O profissional precisa compreender onde esses pontos estão localizados e qual a função de cada um. 

Como veremos mais adiante, a reflexologia podal, quando aplicada em um spa urbano ou outro estabelecimento confiável, trará diversos benefícios. E isso tanto para a sua saúde física quanto mental. 

Os Benefícios da reflexologia podal para a saúde

São ao menos 5 grandes benefícios da reflexologia podal. Somando todos eles, temos como resultado um reequilíbrio energético e uma melhora considerável na saúde física do paciente. Então, vamos ver quais são esses benefícios. 

Alívio das dores

Grande parte das pessoas que buscam a reflexologia podal em um spa urbano tem como objetivo aliviar algumas dores. E isso tanto nos pés como em outras regiões do corpo. Esse é o principal benefício da técnica, que alivia sobretudo as dores esqueléticas. 

Pessoas com dores crônicas, por exemplo, podem reduzir a ingestão de analgésicos e outros medicamentos para a dor. E isso vai trazer enormes benefícios para o corpo. Afinal, essas medicações aos poucos vão prejudicando outros órgãos, como rins e fígado. 

Redução do estresse e ansiedade

Aqui temos um benefício que não envolve apenas o corpo físico. A reflexologia podal ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. E isso se dá por conta de dois motivos. O primeiro está relacionado à diminuição das dores físicas, que contribuem muito para essas condições. 

O segundo motivo é que essa terapia ajuda no estímulo de certos pontos do cérebro, influenciando na produção de hormônio. Estes, por sua vez, contribuem para o equilíbrio do nosso estado mental.

Relaxamento corporal

Ao aplicar a técnica, o indivíduo vai sentir na hora um relaxamento corporal. Isso ajuda na diminuição de dores e da tensão como um todo. Assim, a reflexologia podal traz bem-estar, independentemente da finalidade pela qual ela está sendo aplicada. 

Melhora da circulação sanguínea 

Tanto as mãos como os pés exercem um papel fundamental na circulação sanguínea. Isso porque os músculos localizados nessas partes do corpo estimulam o sistema venoso. Dessa forma, a aplicação correta da reflexologia podal vai incentivar a melhora da circulação em todo o corpo. E isso vai ajudar com outras questões como, por exemplo, na melhor distribuição dos nutrientes pelo organismo. 

Estímulo do metabolismo 

Quando o metabolismo do indivíduo é lento, ele tem dificuldade em transformar os nutrientes e demais substâncias químicas essenciais para o funcionamento do corpo. Desse modo, a reflexologia podal vai incentivar esse metabolismo. Isso trará inúmeros outros benefícios, como a melhora na digestão e na retenção de vitaminas e nutrientes. 

Reflexologia podal na prática

Agora vamos ver como funciona a reflexologia podal na prática. Existe um mapa dos pés, onde cada ponto representa uma determinada região do corpo. Os pontos englobam partes como os pulmões, rins, ombros, região lombar, intestino, estômago, fígado, entre outros. 

Assim, o terapeuta vai determinar quais regiões dos pés precisam ser pressionadas. Depois disso, ele vai iniciar a pressão, com o dedo polegar, promovendo o estímulo dessas regiões. 

Porém, destaca-se aqui que a pressão precisa ser controlada. Por isso é essencial que o terapeuta esteja qualificado para aplicar essa técnica. Os movimentos também precisam ser sincronizados e não podem passar de um determinado limite de tempo. 

A reflexologia podal é super segura. Mas ela não é indicada para pessoas com quadros como inflamações no sistema linfático, trombose, ferimentos nos pés, aneurisma, câncer de pele, entre outros. Já pessoas com febre ou com alguma doença infecciosa também devem evitar a técnica. Pelo menos até que a condição de saúde seja restabelecida. 

Mitos e verdades sobre a reflexologia podal

Antes de encerrar, vamos ver alguns mitos e verdades sobre a reflexologia podal. Veja primeiro os dois principais MITOS dessa técnica:

  • Não deve ser aplicada em crianças. Na verdade, pessoas de todas as idades podem se submeter a essa terapia, até mesmo grávidas e idosos. Mas reforçamos aqui que é essencial contar com profissionais especializados;
  • Essa técnica é uma simples massagem. A reflexologia podal não é uma simples massagem nos pés. Ela tem como objetivo estimular pontos específicos por meio de certa quantidade de pressão.

Agora, vamos ver três VERDADES absolutas dessa técnica:

  • Pode usar outras ferramentas para a aplicação da técnica: a pressão nos pontos dos pés pode ser aplicada com o auxílio de algumas ferramentas, inclusive bambus;
  • É uma medicina alternativa. A reflexologia podal faz parte do universo das técnicas de medicina alternativa, sendo aplicada há milhares de anos;
  • Existem calçados específicos que estimulam pontos dos pés. Alguns calçados ortopédicos ajudam a pessoa a receber a reflexologia podal no dia a dia. Um exemplo são as sandálias massageadoras.

Conclusão

Então, o que achou da reflexologia podal? Essa técnica é muito interessante e eficiente e, com certeza, você vai se beneficiar com ela. Mas, para isso, busque profissionais devidamente capacitados para a aplicação da técnica!

Assim, o MandariN Spa Urbano conta com toda a estrutura necessária e uma equipe de especialistas para aplicar essa e outras técnicas visando a saúde e bem-estar das pessoas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre essa terapia integrativa! 

Comente

Personalize seu
Day Spa
Personalize seu
Day Spa
Ajuda? Fale com a gente.