O sucesso da venda de franquias de spa depende de uma parceria sólida entre franqueadora e franqueado. Muito se fala nas atribuições e estratégias que devem ser adotadas pelo empreendedor para investir na aquisição de uma franquia. Mas a franqueadora também tem suas responsabilidades.
É bem verdade que o franqueado possui deveres e isso será primordial para o êxito do negócio. Por outro lado, também precisamos destacar o papel da franqueadora nesse processo.
Muitas franquias não dão certo por falta de orientação e suporte da franqueadora! Para que isso não ocorra com você, vamos ver a seguir o que a “dona da marca” deve oferecer. Saiba também como ela tem que agir para possibilitar o sucesso das franquias de spa!
Funções da franqueadora no modelo de negócio de franquias
A realidade é que a franqueadora depende das franquias e vice-versa. Na prática, elas estão “no mesmo barco” e precisam remar para a mesma direção. Cada parte do negócio possui suas próprias funções.
Continuando com a analogia, se todos apenas remarem, por exemplo, o barco ficará sem direção. Assim, a franqueadora e o franqueado exercem funções específicas dentro do modelo de negócio estabelecido.
Primeiramente, você precisa entender o que é uma franqueadora. Em suma, ela detém os direitos de determinada marca registrada. Ao mesmo tempo, ela quer expandir o negócio e, para isso, utiliza o método de franquias.
Esse conceito é muito aplicado hoje em dia e extremamente vantajoso. Desse modo, a franqueadora vai atrás dos franqueados. Os empreendedores que desejam abrir uma franquia assinam um contrato e passam a utilizar a marca da franqueadora.
Mas não basta assinar o contrato! As franquias precisam seguir o modelo de negócio da franqueadora e isso implica no cumprimento de várias regras.
Então, chegamos aqui na primeira função da franqueadora: determinar o modelo de negócio a ser adotado pelas suas franquias.
E, dentro disso, ela também precisa criar uma série de regras, processos, normas e padrões para a implantação e operação das franquias.
Se tudo estiver bem especificado no contrato, fica mais fácil para a franquia se adequar aos processos. Mas, se a franqueadora falhar ou fornecer informações incompletas, isso se tornará um problema para ambas as partes do negócio.
A importância do suporte da franqueadora
Como vimos no tópico anterior, a franqueadora exerce um papel importantíssimo para o sucesso de franquias de spa. Assim, veja 5 tópicos que mostram na prática como isso acontece.
Seleção dos franqueados
O franqueado precisa estar alinhado à filosofia da marca. Nesse sentido, é tarefa da franqueadora fazer a seleção dos melhores candidatos para viabilizar um contrato de negócio.
A franqueadora estará escolhendo, na prática, seus parceiros comerciais visando o sucesso do negócio. Assim, não importa o local onde o franqueado se encontra, ele tem que seguir os valores e objetivos da franqueadora.
Nessa etapa, a empresa precisa traçar o perfil do franqueado, fazer entrevistas e selecionar candidatos que se adequem ao perfil.
Elaboração do contrato
Após a seleção dos franqueados, a franqueadora fica responsável por elaborar o contrato de franquia. O documento deve ser assinado pelas duas partes e reconhecido em cartório.
O contrato possui dois principais objetivos. O primeiro é deixar tudo devidamente registrado para que não haja imprevistos no futuro. E o segundo é viabilizar uma relação comercial duradoura e lucrativa para as duas partes.
As obrigações previstas em lei e os detalhes acertados entre a franqueadora e franqueado devem constar no documento. O auxílio de uma equipe jurídica é essencial para a venda de franquias.
Treinamento e capacitação
Falamos antes que uma franquia precisa seguir o padrão de negócio da franqueadora. Mas é a franqueadora que fica responsável por oferecer ações de treinamento, capacitação e manuais de operação às franquias.
É interessante ainda que a franqueadora faça reuniões periódicas com seus parceiros. Hoje em dia, treinamentos e capacitações podem ser feitos de forma virtual, pois a tecnologia rompeu as barreiras físicas.
Ou seja, é possível, por exemplo, abrir uma franquia no Amazonas de uma empresa localizada no Rio Grande do Sul. A distância física não vai impedir a padronização do negócio!
Suporte e consultoria
Durante a vigência do contrato, a franqueadora precisa dar todo o suporte e consultoria necessárias para as suas franquias.
Lembre-se que equívocos vão gerar prejuízos não apenas para as franquias, mas também para a franqueadora! A viabilidade do negócio será algo ótimo para as duas partes envolvidas nessa relação comercial.
Marketing de rede e imagem da marca
Por fim, muito se fala que a propaganda é a marca do negócio. Nesse caso, as estratégias de marketing precisam ser padronizadas pela franqueadora.
Isso vai permitir que a marca fique cada vez mais forte. E também que as campanhas de marketing das franquias sigam o padrão das campanhas da franqueadora.
Estratégias da franqueadora para o sucesso das vendas
Existem algumas estratégias eficientes para a franqueadora obter sucesso nas vendas de franquias. Vamos ver abaixo 4 delas.
Análise de mercado
A franqueadora precisa fazer uma análise fiel e realista sobre a situação do seu mercado de atuação. Ela deve ter em mãos os números atualizados a respeito do segmento e as projeções para o futuro.
Assim, além de ter uma noção melhor do seu próprio potencial, ela poderá apresentar esses dados aos interessados no contrato de franquia.
Posicionamento mercadológico
O posicionamento mercadológico consiste na empresa saber exatamente sua posição no nicho que atua. E também qual a posição máxima que pode alcançar.
Sabendo disso, ficará mais fácil vender franquias. A empresa não estará vendendo ilusão, mas possibilidades de negócios reais e alcançáveis.
Definição de metas e objetivos
Definir metas e objetivos a curto, médio e longo prazo é fundamental para qualquer franqueadora. Isso vai passar uma sensação de segurança e confiabilidade para os candidatos a franquias.
Responsabilidade com as franquias
E, como destacamos ao longo deste artigo, a franqueadora tem responsabilidades e precisa agir com ética perante suas franquias. Isso vai permitir a venda de mais franquias e aumentar a reputação da empresa no mercado.
Desafios e soluções na gestão de franquias de spa
Alguns desafios das franqueadoras e franqueados de spa são os mesmos enfrentados pelos demais segmentos. Mas existem desafios específicos. A gestão de franquias de spa pode esbarrar com os seguintes desafios:
- Falta de planejamento;
- Falta de experiência;
- Falha na gestão de pessoas;
- Incapacidade na tomada de decisão;
- Falta de entendimento sobre o papel de cada parte do negócio.
Mas quais as soluções para esses desafios? Se a franqueadora cumprir com todas suas obrigações, provavelmente grande parte deles serão superados com certa naturalidade.
Porém, os gestores das franquias também precisam fazer a sua parte. Por exemplo, se o desafio for a falta de experiência, o gestor tem que buscar especializações e orientações com outras pessoas para uma gestão eficiente da franquia!
Por outro lado, no caso da falta de entendimento sobre o papel de cada parte do negócio, isso provavelmente é uma falha de comunicação da franqueadora! Lembra que falamos antes a respeito do contrato e que ele precisa contar com todos os detalhes sobre o modelo do negócio?
Seja um franqueado do spa urbano MandariN
A venda de franquia é um mercado não apenas promissor, mas que já é uma realidade de sucesso aqui no Brasil.
Então, que tal investir em uma franquia de spa e faturar até R$1 milhão por ano? O segmento de saúde e bem-estar está em franco crescimento e promete ter um desempenho ainda melhor nos próximos anos.
Assim, ser um franqueado do Spa Urbano MandariN representa uma oportunidade ouro para você que deseja investir nessa área!
Entre em contato com a equipe do MandariN e veja como se tornar um franqueado dessa marca consolidada no ramo de spas!