Hoje vamos falar de uma terapia alternativa que vem conquistando cada vez mais fãs no Brasil: a vinoterapia. Bom, com certeza você já sabe que o vinho é uma bebida milenar, feita a base de uva e que está presente em boa parte dos lares brasileiros. 

Repleto de significados (marcante até na Bíblia, sendo parte de um dos primeiros milagres de Jesus), o vinho consegue ser sofisticado. Além disso ele é extremamente delicioso e benéfico para a saúde (desde que consumido com moderação). 

Nesse sentido, não podemos esquecer da uva, um fruto que há milhares de anos é cultivado em várias regiões do mundo. No Brasil, a primeira videira foi plantada apenas alguns anos depois a chegada dos portugueses, por volta de 1530! 

Mas, além dos benefícios nutricionais da uva e do vinho, esses ingredientes podem ajudar na saúde da pele! É aí que entra a tão falada vinoterapia! Com isso em mente, a seguir vamos conhecer mais sobre esse tratamento, sua história e vantagens. E, no final, provavelmente você estará com vontade de ao menos experimentar a terapia da uva e do vinho…

Poder das uvas: o que é a vinoterapia?

Não se sabe exatamente como e onde surgiu a vinoterapia. Estima-se que pessoas utilizavam a uva como tratamento para a pele há centenas de anos atrás. 

Porém, o conceito foi mais bem desenvolvido a partir da década de 1990. Foi nessa época que algumas pesquisas comprovaram os benefícios das sementes das uvas para a pele. 

Assim, a vinoterapia como conhecemos hoje surgiu em Bordeaux, na França. A família de Mathilde Cathiard Thomas tinha uma vinícola e, durante uma das vindimas (colheita da uva), um professor universitário mencionou que era um desperdícios jogar fora as cascas e sementes das uvas. 

Dessa forma, junto com seu marido, Bertrand Thomas, Mathilde passou a se interessar pelo tema. O casal fez pesquisas e desenvolveu um cosmético à base de uva. Para isso, utilizou justamente as cascas e sementes que antes eram jogadas fora. 

Foi nessa época que o termo vinoterapia passou a ser difundido na França e, logo em seguida, na Europa. Diante do sucesso do cosmético criado, em 1999 o casal abril o spa do vinho, empreendimento inovador naquela época. 

Nos anos posteriores, eles abriram mais filiais. A partir daí, a vinoterapia ganhou o mundo chegando, inclusive, no Brasil. Se quiser conhecer mais sobre a história de Mathilde e Bertrand, ative o tradutor do seu navegador e confira esse artigo da revista francesa Paris Match

Então, em suma, a vinoterapia utiliza extratos à base de uva para a aplicação na pele. E isso tanto por meio de massagens, quanto esfoliações ou banhos vinoterápicos. E os benefícios vão muito além de apenas hidratar a pele, como veremos mais adiante! 

Como funciona uma sessão de vinoterapia?

Se engana quem pensa que a vinoterapia consiste em derramar vinho pelo corpo. Aliás, o vinho em si não é utilizado diretamente na pele. Afinal, o álcool vai ressecar e pode causar outros incômodos nesse órgão. 

O que acontece é que tanto o vinho, como a uva ou suco de uva podem ser degustados durante a vinoterapia. O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva para a pessoa e fazê-la a ter acesso aos benefícios nutricionais da uva e do vinho. 

O MandariN Spa Urbano, por exemplo, oferece essa degustação para você aproveitar ao máximo a vinoterapia

Mas então como esse tratamento é feito? Na prática, a vinoterapia é feita com subprodutos oriundos da vinificação especialmente para essa finalidade. Isso inclui a casca, bagaço e sementes da uva. 

Assim, o tratamento pode ser aplicado com cremes, géis ou demais líquidos ricos em polifenóis e flavonoides. Há ainda o banho de imersão, feito com vinho e sais minerais. Nesse caso, é importante ressaltar a presença dos sais minerais e outros produtos à base de vinho. Isso porque apenas o vinho não é indicado! 

Desse modo, antes de iniciar a sessão, é preciso fazer uma limpeza da pele (na área onde os produtos serão aplicados) e esfoliação. Isso vai preparar a região para a absorção dos elementos presentes nos produtos utilizados. 

Já a imersão é utilizada para que os nutrientes da uva atinjam o corpo todo. Pode-se fazer um tratamento específico para o rosto e outro para o corpo (do pescoço para baixo). 

Benefícios da vinoterapia para a pele

A vinoterapia traz diversas vantagens para a pele, mas também para o corpo de forma geral. A pele é nosso maior órgão e precisa de atenção redobrada. Isso principalmente porque ela fica mais exposta a condições como poluição e produtos químicos. Depois dessa explicação, veja alguns benefícios dessa técnica:

  • Elimina as células mortas da pele, contribuindo para o retardamento do envelhecimento e das rugas;
  • Inibe a ação de algumas enzimas responsáveis pelas inflamações;
  • Elimina toxinas, melhorando também a circulação e fortalecendo os vasos sanguíneos; 
  • Hidrata a pele, ajudando a aumentar o brilho natural e evitando o ressecamento;
  • Recupera o cabelo atuando diretamente na fibra capilar;
  • Ajuda a pele a produzir colágeno, proporcionando mais firmeza;
  • Auxilia na cicatrização de machucados;
  • Elimina resquícios de poluição, pois age como tonificante;
  • E ainda os produtos à base do vinho possui propriedades antialérgicas. 

Todos esses benefícios só são possíveis graças às propriedades da uva e do vinho. Destaque principalmente para os polifenóis, substâncias bioativas que funcionam também como protetores contra raios UV. 

Por isso que a vinoterapia auxilia na tonificação da pele, circulação e rejuvenescimento. Ou seja, como destacamos lá no início, essa terapia vai muito além de “apenas” hidratar a pele!

Além disso, outra vantagem é que a vinoterapia possui pouquíssimas contraindicações. Se você é hipersensível a algum componente que será utilizado ou estiver febril, por exemplo, ela deve ser evitada.

Os produtos também não podem ser aplicados diretamente em lesões e feridas abertas. No caso da imersão em produtos à base de uva e vinho, pessoas com hipertensão aguda e não tratada devem evitar essa técnica. 

Já em relação a gravidez, não há estudos sobre os efeitos da vinoterapia nas mulheres grávidas. Assim, é aconselhável evitar o uso dessa técnica durante esse período. 

Vinoterapia no MandariN: com direito a degustação

O MandariN Spa Urbano oferece sessões incríveis de vinoterapia, com direito a degustação de uvas, vinho tinto seco ou suco de uva! 

Nossa técnica consiste em 3 etapas. Na primeira, é feita a esfoliação corporal e facial. Depois, você tem acesso ao banho de imersão com sais aromáticos e vinho, máscara facial e a imperdível degustação. 

Para finalizar com chave de ouro, você ganha uma hidratação corporal e o Mimo MandariN. A técnica consiste em um tempo extra para relaxar e aproveitar todos os benefícios da vinoterapia! 

O MandariN oferece ainda várias outras terapias alternativas, visando a sua saúde e bem-estar. E todas elas são feitas por profissionais qualificados. Eles vão lhe proporcionar momentos únicos e contribuir para a sua saúde física e mental! 

Atuamos desde 2009 nessa área e nos orgulhamos de dizer que fomos o primeiro spa urbano da cidade de Goiânia! Com foco em experiências imersivas e na qualidade de vida, o MandariN está empenhado em fazer a diferença na sua vida! 

Entre em contato com a nossa equipe e conheça mais sobre a vinoterapia do MandariN. Além disso, veja também outros tratamentos disponibilizados pelo nosso Spa Urbano! 

Comente

Personalize seu
Day Spa
Personalize seu
Day Spa
Ajuda? Fale com a gente.