As terapias naturais e holísticas são cada vez mais procuradas pelos brasileiros e isso tem um motivo. Na verdade, vários! Esses tratamentos alternativos atendem uma demanda que está em evidência nos dias de hoje: a busca pela saúde e bem-estar.

O mundo moderno trouxe diversos avanços, principalmente em relação aos processos tecnológicos. Por outro lado, alguns problemas se intensificaram, como estresse, tensão e dores. 

A vida urbana tem lá suas vantagens, mas cobra um preço alto e a população está percebendo isso. Assim, a busca por terapias alternativas está cada vez maior. E hoje falaremos especificamente sobre uma: a auriculoterapia. 

Apesar do nome um pouco complicado, essa técnica é milenar e fácil de compreender. Mas o melhor é que ela traz diversos benefícios para a saúde, sendo indicada para vários grupos de indivíduos. 

Se você ficou interessado, continue a leitura e conheça mais sobre a auriculoterapia, sua história, como ela funciona e sua importância para a saúde e o bem-estar. 

Uma técnica milenar: o que é a auriculoterapia?

A auriculoterapia atua de modo a fazer pressão em alguns pontos específicos da orelha. Essa técnica é derivada da acupuntura, mas com foco na orelha. O princípio dela se baseia no fato de que a orelha representa um feto de cabeça para baixo. 

Dessa forma, alguns nervos localizados em toda sua extensão seriam a chave para o tratamento de diversas doenças. Nesse caso, a auriculoterapia é considerada uma terapia microssistema. Ou seja, uma parte do corpo que representa o todo. 

Por isso, cada ponto estimulado da orelha resultaria em alterações morfológicas no corpo de maneira geral. Assim, ela auxilia no tratamento de enfermidades. 

Esse estímulo pode ser feito através de agulhas, laser, cristais, sementes, etc. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a auriculoterapia atua no aspecto físico, mental e emocional do ser humano, de maneira pouco invasiva. 

Não se sabe exatamente quando surgiu a auriculoterapia. Mas sabe-se que ela é milenar, já que há registros da sua aplicação pelos egípcios. A técnica também está descrita no livro Geração de Hipócrates, escrito no século IV a.C, e na Medicina Tradicional Chinesa (MDC). 

Claro que, ao longo dos anos, a técnica passou por modificações. No livro Geração de Hipócrates, por exemplo, ela consistia em pequenas cauterizações na parte de trás da orelha. 

A partir de 1951, o médico francês Paul Nogier passou a estudar de perto da auriculoterapia. Uma paciente sua afirmou que havia sido curada de dores ciáticas após se submeter a técnica com uma curandeira.

Assim, Nogier estudou a terapia alternativa por cerca de 20 anos. Ele descreveu mais de 40 pontos localizados na orelha que teriam ligação com órgãos e sistemas do corpo. 

Hoje, alguns estudos comprovam o que Nogier apresentou ao longo de anos de pesquisas, amparados pela neurofisiologia. A auriculoterapia, por conta dos seus resultados, se tornou parte importante da Medicina Tradicional Chinesa (MDC). Assim, é considerada uma ramificação da acupuntura. 

A importância da Auriculoterapia para o bem-estar e a saúde

Não há dúvida sobre a relevância das terapias naturais e holísticas no mundo atual. No caso da auriculoterapia, os benefícios são muitos. Como existem vários pontos na orelha que têm relação com órgãos e sistemas, o estímulo de pontos específicos contribuirá para o restabelecimento da saúde.

Assim, o terapeuta irá escolher alguns pontos a serem pressionados de acordo com o problema a ser tratado. Como destacamos anteriormente, ao longo dos anos essa técnica passou a fazer parte da Medicina Tradicional Chinesa (MDC).

Desse modo, a auriculoterapia como conhecemos hoje utiliza aspectos aprofundados da medicina chinesa. O principal deles é o fato de que pontos específicos de um órgão podem tratar doenças de outros órgãos. 

Com isso, o terapeuta precisa ter um conhecimento aprofundado dos pontos localizados na orelha. E também quais os órgãos impactados por cada um deles. Com essas informações a auriculoterapia tem a capacidade de ajudar nos seguintes casos:

  • Dores agudas, oriundas de contraturas, cirurgias, fraturas e distensões musculares;
  • Dores crônicas, incluindo dores da enxaqueca, neuropatias e doenças reumatológicas;
  • Dificuldade para dormir ou manter o sono, incluindo insônia ou episódios isolados;
  • Alergias, especialmente as respiratórias, como asma e rinite alérgica;
  • Vícios, incluindo tabagismo e alcoolismo;
  • Doenças do sistema urogenital, que incluem cálculo urinário, cálculos na bexiga, infecções, entre outras;
  • Distúrbios digestivos, como vômitos, náuseas e gastrites;
  • Condições e transtornos como ansiedade e depressão.

E, dependendo da região da orelha trabalhada, a auriculoterapia pode até mesmo ajudar na recuperação motora de indivíduos que sofreram acidentes ou que tiveram sequelas ocasionadas por doenças. 

Mas aqui vale ressaltar algo importante. Essa terapia não substitui tratamentos médicos. Ou seja, se você sofre com alguma doença, precisa continuar fazendo o acompanhamento com seu médico. A auriculoterapia é uma terapia complementar que visa agregar ainda mais no tratamento. 

A técnica de Auriculoterapia no spa urbano MandariN

O MandariN Spa Urbano oferece a auriculoterapia com terapeutas qualificados e experientes. Por meio de pequenas agulhas finas, sementes de mostarda ou esferas magnéticas, os pontos externos específicos da orelha são tensionados com o objetivo de restabelecer o equilíbrio na energia corporal. 

Assim, destacamos que esse método é pouco invasivo. Consequentemente, ele não traz nenhum risco para a pessoa, eliminando também efeitos colaterais e indesejados. 

Mesmo assim, leve em conta que alguns casos podem impedir o uso dessa técnica. Isso inclui, por exemplo, pessoas com hipersensibilidade, lesões na região auricular ou indivíduos alérgicos ao material utilizado na terapia.

O grupo de pessoas que não pode se submeter a auriculoterapia é muito pequeno. Mas fique atento a qualquer problema na região das orelhas e informe o terapeuta antes de iniciar o tratamento. 

Conheças as demais terapias naturais e integrativas no spa urbano MandariN

Além da auriculoterapia, o MandariN Spa Urbano é especializado em diversos outros tipos de terapias naturais e holísticas. Veja alguns exemplos:

  • Cone Hindu: técnica que consiste na queima de um cone feito de gaze e cera aplicado no ouvido. O calor gerado produz um efeito bactericida, auxiliando na limpeza do ouvido e fortalecendo o sistema imunológico;
  • Cromoterapia: propõe a aplicação de cores em partes específicas do corpo. Ela promove uma revitalização e reequilíbrio energético com ajuda de aparelhos ou cristais;
  • Ventosaterapia: utiliza a aplicação de ventosas na pele. Ela cria uma sucção que ajuda na diminuição das dores, promovendo o relaxamento e equilíbrio energético; 
  • Iridologia: prática que procura fazer diagnósticos por meio da observação da íris. Acredita-se que essa parte do olho mantém registros sobre nossas características e comportamentos;
  • Hidrotox: é uma terapia de desintoxicação, que tem como finalidade drenas as toxinas do corpo por meio de um processo chamado eletrólise;
  • Matrix Aromática: ferramenta de avaliação energética onde são utilizados óleos essenciais combinados com informações pessoais de cada indivíduos. O objetivo é revelar aspectos individuais de cada pessoa. 

O MandariN Spa Urbano oferece ainda outras terapias, tratamentos integrativos, massagens e produtos naturais para a saúde e bem-estar. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossa estrutura e serviços disponibilizados. 

Considerações finais

Como vimos, as terapias naturais e holísticas estão muito presentes na sociedade, inclusive entre os brasileiros.

Elas abrem um enorme leque de possibilidades para quem busca o bem-estar e o equilíbrio energético. Em um mundo tão corrido como o atual, isso se torna essencial para enfrentarmos os desafios diários. 

Mas o mais importante é ter acesso a pessoas qualificadas e estruturas adequadas para a prática dessas terapias. Assim, no MandariN Spa Urbano, você tem acesso ao que há de mais moderno em relação às terapias alternativas. 

Com uma estrutura diferenciada e equipe empenhada em proporcionar o seu bem-estar, estamos prontos para te indicar os melhores tratamentos alternativos de acordo com seu problema. Converse conosco e saiba mais!

Comente

Personalize seu
Day Spa
Personalize seu
Day Spa
Ajuda? Fale com a gente.